A armadilha de feromonas atua em conjunto com as feromonas adequadas à praga da qual se pretende proteger.
Resumo sobre o funcionamento das feromonas:
As feromonas são substâncias voláteis segregadas pelos seres vivos (animais, insetos, determinados vegetais…).Nos insetos, a feromona é geralmente emitida pela fêmea e tem como função atrair sexualmente o macho que a consegue detetar a vários quilómetros de distância.
Cada espécie produz uma feromona específica, permitindo capturar cada tipo de inseto nocivo de uma maneira tão precisa quanto eficaz.
As feromonas são ferramentas de deteção e de controlo das populações através da captura em massa.
Feromonas e armadilhas adequadas constituem proteções eficazes contra a lagarta do bichado da maçã, a larva do bichado da ameixa, a larva da mosca da cereja, a lagarta da traça oriental do pessegueiro, a larva da mosca da cenoura, a lagarta da traça do alho-porro, o alfinete ou verme-arame da batata… contra a processionária do pinheiro, contra a lagarta do bichado da castanha… ou ainda contra a traça do buxo.
Ideal para combater as pragas das árvores de fruto e das árvores ornamentais: lagarta (do bichado) da maçã, da pêra e da noz, larva (da mosca) da cereja, lagarta (do bichado) da ameixa, larva (da mosca) da azeitona, lagarta (do bichado) da castanha
Armadilha de feromona, recomendada para combater as pragas da horta (mosca da cenoura e traça do alho-porro ou alho francês).
Armadilha mista para borboletas e moscas
Armadilha de feromona, ideal para combater a mineira do tomate (Tuta absoluta)
Placa-armadilha ideal para combater a traça responsável pela lagarta (do bichado) da maçã, da pera e da noz (Cydia pomonella).