O inseto adulto é uma borboleta, mas a processionária é sobretudo conhecida pela lagarta cujo corpo se encontra coberto de pêlos extremamente urticantes. A processionária do pinheiro é uma enorme praga da floresta. Alimenta-se das agulhas do pinheiro, provocando o desfolhamento da árvore e o seu enfraquecimento, e tornando-o vulnerável às doenças e a outras pragas.
Por outro lado, a lagarta, devido aos seus pêlos altamente urticantes, representa também um perigo para o homem (reações alérgicas, irritações, problemas respiratórios…) e para os animais.
As lagartas deslocam-se sempre em longas filas indianas (em procissão). No verão, a borboleta, inseto adulto da processionária, sai da terra. Após o acasalamento, a fêmea põe os ovos num ramo do pinheiro e as lagartas nascem passadas 5 a 6 semanas. Alimentam-se das agulhas do pinheiro e, durante o seu desenvolvimento, mudam de pele 5 vezes. No outono, constroem um casulo em seda onde passam o inverno. Na primavera, a colónia abandona o casulo e escolhe um local ensolarado no solo para se enterrar e para se transformar numa crisálida de onde sairá uma nova borboleta.
Propomos-lhe um tratamento contra as processionárias, bio e eficaz.
Pode consultar, imediatamente abaixo, a lista dos nossos produtos bio contra as lagartas processionárias.